Circuito Fechado de TV
CFTV

 

O que é CFTV?

 

O CFTV – Circuito Fechado de TV é um dos meios mais eficazes para prevenção e controle da segurança pessoal e patrimonial. Através deste sistema é possível ver e gravar imagens de locais tão diversos como ambientes residenciais, coorporativos e públicos. Mas este sistema não é aplicado somente com o propósito de segurança e vigilância, também, é utilizado em outras áreas como laboratórios, escolas e o meio ambiente.

 

 

O que é DVR?

Os DVR's são usados em C.F.TV para substituir os antigos Time Lapse e também as placas de capturas colocadas nos computadores, com o funcionamento parecido com as placas os DVR’s tem a vantagem de contarem com saídas de vídeo tanto para monitores como para televisores, eles também possuem internamente um espaço reservado para um ou mais discos rígidos, em alguns modelos temos gavetas para facilitar o manuseio do mesmo. Estes aparelhos descartam totalmente o uso do computador por possuírem uma entrada RJ45 para acesso remoto das câmeras via browser ou software cliente produzido pelo fabricante, com isso pode até ser feitas configurações em seu aparelho pela internet. No mercado podemos encontrar DVR’s de 4, 8, ou 16 canais, porém já encontramos software que visualizam até 64 câmeras de diferentes aparelhos trabalhando com o mesmo padrão de imagem

 

 

 

Placa para PC x DVR stand-alone

São muitas as diferenças entre um equipamento dedicado e uma Placa de Captura inserida em um computador. Ambos acabam recebendo a denominação de DVR - digital vídeo recorde - ou gravador de vídeo digiral.

Técnicamente, o DVR baseado em PC apresenta as características de um computador com sistema operacional Windows ou Linux, possuindo caracteerísticas específicas de hardware como placa de vídeo off board, placa mãe com chip set intel, boa capacidade de processamento e um software de gerenciamento de imagens desenvolvido pelo fabricante da palaca de captura. Atende de 4 a 32 câmeras ou mais dependendo do fabricante e bons recursos de configuração, além de poder ser compartilhado com outrtos programas. Entretanto, recomenda-se que este PC seja de uso exclusivo para segurança porque nem sempre existe estabilidade de 100% so sistema, podendo ser necessário uma manutenção periódica, como desfragmentação do disco ou conflito com alguns tipos de programas, tais como anti-virus.
Já o DVR , tem construção robusta para tarefas que se destina, ou seja, são projetados para resistir ao trabalho contínuo. Externamente assemelha-se a um equipamento do tipo Vídeo Cassete, onde todos os comandos estão na parte frontal e o menu de configuração sobrepõe-se na tela do monitor. Possue tambem as mesmas características de hardware como placas de vídeo, HD (disco rígido), etc, possuíndo um sistema operacional proprietário. Esta caracteristica torna o invulnerável a vírus de computador. Muitos têm conexão com a internet, tal qual PC e, alguns ainda possuem a conexão espandida, com exceção do HD de maior capacidade.
Outra diferença está no custo. Enquanto em um PC com placa de captura pode ser adquirido por um preço razoável, o DVR acima de 4 canais, podera custar até o dobro de seu equivalente em PC. Somente no de 4 canais o custo se igula ou até torna-se mais viável qundo comparamos o s recursos disponíveis de uma placa de primeira linha somados ao computador

 

 

Tipos de câmeras

 

Câmera CCD: possui em seu interior um sensor de luz em estado sólido, que é o componente responsável por transformar a luz em sinal elétrico. O nome desse sensor é CCD. Esse tipo de câmera apresenta diversos recursos, como possibilidade de troca de lentes, ajustes de luminosidade, maior qualidade de imagens etc. Essas câmeras são instaladas ostensivamente, para causarem o efeito psicológico de dissuasão da atividade criminosa.

 

» Mini Câmeras: oferece menos recursos, principalmente em relação às lentes que não podem ser trocadas. Possui o sensor CCD. As mini câmeras, são usadas mais para casos de investigação, sendo instalas de forma oculta ou discreta. Auxiliam na identificação de furtos internos e fraudes.

» Câmera Falsa: instaladas em pontos estratégicos a fim de inibir a intrusão e vandalismo. Não possuem mecanismos de exibição de imagens, apesar da aparência de real. Imitações perfeitas de câmeras verdadeiras para efeito psicológico.

Existem câmeras que possuem somente 380 linhas e assim não teremos uma imagem de boa qualidade. Em muitos prédios que demos consultoria, verificamos que o sistema de CFTV já instalado, normalmente apresentava péssima qualidade de imagem. Em alguns casos não se vislumbrava a placa de veículos e a fisionomia das pessoas, estando assim, praticamente inoperante o sistema. Câmeras de baixa qualidade produzem imagens sem definição. O ideal é adquirir câmeras com resolução superior a 400 linhas.

 

Câmeras Coloridas ou Preta e Brancas?

No mercado encontramos câmeras que registram imagens coloridas e devem ser ligadas a monitores coloridos, pois senão a imagem será em preto e branco. Temos também, câmeras que registram imagens em preto e branco e de preferência devem ser ligadas a monitores monocromáticos (preto e branco), mas podem estar acopladas a monitores coloridos. Em ambientes com pouca iluminação(ex: garagem, escadas etc.) recomendamos as câmeras P/B pois o fato de serem monocromáticas, são mais sensíveis e capazes de captar imagens mais definidas.

As câmeras coloridas proporcionam maior riqueza de detalhes, proporcionando imagem nítida das pessoas. Porém, devem ser instalados em locais bem iluminados. Já as câmeras preto e branco tem custo mais acessível e com maior opção de lentes. No geral, necessitam menos de iluminação. Conclusão: as câmeras coloridas possuem uma definição de imagem muito melhor do que as câmeras preto e branco, porem são mais sujeitas a interferências externas e perda de sinal.

As preto e branco são mais sensíveis na captação de imagens porem possuem definição mais limitada. Desta forma, nos locais onde a definição de imagem deve ser muito boa (portaria ou local de volume grande de passagem de pessoas), deve-se usar câmeras coloridas, em razão da sua melhor definição. Já nas saídas de garagens e interior de escada, podemos usar tranqüilamente câmeras preto e branco, principalmente pela baixa luminosidade nesses locais.

 

Câmeras com microfone

Diversas câmeras permitem a inclusão de áudio ao sistema, para captação de som. É adequada somente para ambientes internos.

 


 

Câmeras CCD / Lentes

- Lente Comum: não possui correção automática de luminosidade

- Lente com auto-iris: permite a câmera compensar a luminosidade do local e assim conseguimos uma melhor imagem, independentemente da iluminação. Ocorre que essa tarefa tem que ser feita manualmente por meio de movimento mecânico de partes das lentes (obturador da lente)

- Lente com auto-iris eletrônico: a compensação de luminosidade é feita eletronicamente

 

Distância Focal

O campo ou área abrangida pela câmera é definido pela distancia focal. Encontramos lentes de 4mm, 8mm,12mm etc. Com uma lente de distancia focal pequena abrangeremos uma área maior do que com uma lente de distancia focal grande. Com uma lente de 4 mm termos uma abrangência maior pela câmera e com a lente de 12 mm conseguiremos uma imagem mais aproximada de um objeto distante. Não podemos esquecer das lentes varifocais, que possui distancia focal ajustável

 

Abertura da Lente

 

Para registrarmos objetos com pouco luminosidade, necessitamos de lentes com maior abertura. As minicâmeras ficam prejudicadas nesse quesito pois a abertura da lente da câmera é menor que uma câmera CCD

 

Câmera com Infravermelho

 

Uma câmera com o recurso da iluminação infravermelha permite o registro de imagens no escuro. Por outro lado, não devem ser usadas em locais iluminados, pois a imagem apresentara borrada na tela

Câmeras que se movimentam

 

Temos a câmera “PAN” que realiza movimentos horizontais e normalmente ficam dentro de Domus. Para que o operador possa manuseá-la a distancia, faz-se necessário uma mesa controladora. Já o modelo “PAN-TILT” promove movimentos horizontais e verticais da câmera e geralmente é instalada dentro de um Domus. Uma mesa de controle poderá controlar os movimentos horizontais e verticais e também o zoom.

 

 

Câmeras IP

 

Imagine dar uma espiadinha no que acontece em sua casa de qualquer lugar do mundo, evitar um assalto mesmo longe de casa ou então descobrir como exatamente seu animal de estimação conseguiu derrubar aquele vaso.

 

Em qualquer lugar do mundo
Na Alemanha, um empresário viu por câmeras conectadas à Internet que sua casa no Guarujá estava sendo invadida e avisou a polícia a tempo de prender o criminoso.

O empresário estava na cidade alemã de Colônia e recebeu um alerta em seu celular vindo da casa litorânea, no outro lado do Atlântico. 
 

Com um computador, acesso à Internet e câmeras IP já é possível fazer tudo isso. E por um preço nem tão assustador, se comparado aos porteiros eletrônicos com vídeo que muitas casas possuem hoje em dia.

As câmeras IP são equipamentos que transmitem áudio e vídeo para um computador ou diretamente para a Internet. Com a ajuda de softwares que as acompanham, é possível ver na tela diversas imagens ao vivo e simultaneamente, ou ser avisado por e-mail caso esses "olhos-mágicos digitais" detectem algum movimento fora do normal.

Com a redução dos preços e a tecnologia da Internet, o monitoramento remoto deixou de ser privilégio de grandes empresas. As câmeras IP permitem que a família possa ver o recém-nascido ainda no berçário da maternidade sem ter de ir até lá. Podem ajudar a saber as condições climáticas de um heliporto para orientar pousos. Ou ainda acompanhar a reforma da casa direto do escritório —e poder dar uma bronca no mestre-de-obras pelo telefone.

Basicamente são dois tipos de clientes: aquele que utiliza uma única câmera para monitorar um local específico, como um escritório, um caixa de supermercado ou uma residência, e o que faz a vigilância completa de grandes empresas

 

 

 







HSJ - (51) 3224 0311 - 3227 4784 Travessa do Carmo, 128 - Porto Alegre - RS CEP:90050.210